14: Primeira casa



Na primeira casa que Maria morou havia uma bela flor branca dentro do cercado. Haviam árvores espalhadas pela cidade, mas eram retorcidas. Grandes caminhões ainda eram carregados com troncos de madeira e árvores folhosas sujas de poeira vermelha, para que houvesse espaço na pequena cidade em formato de avião de Oscar Niemeyer que Juscelino construiu freneticamente para cumprir sua meta de 50 anos em 5.

Eles bateram todas as metas, e em 2006 descobririam que outra meta havia sido batida em toda a história do mundo: em menos de 30 anos os 80% de toda a vegetação do Cerrado já não existirá mais. Mas no livro ainda estamos em 1968. Cada dia com seu próprio mal.

Nessa fase da cidade, o Plano Piloto já estava pronto. Depois da inauguração algumas obras ainda continuaram, e agora, depois de 8 anos de trabalho, as casas ao redor de Brasília começavam a aparecer. Eram algumas invasões depois do lago do Paranoá que seriam o Lago Sul e o Lago Norte. Muitas pessoas importantes também se mudavam para os espaços diplomáticos da capital e os candangos erigiam as suas casas na atual Candangolândia, já que o lago do Paranoá submergiu uma cidade inteira de trabalhadores itinerantes.

Assim estava formada a capital do Brasil, no centro de um país de proporções continentais. Se o mar era perigo para uma capital litorânea e se a necessidade de expansão econômica fora uma preocupação positiva para os governos, agora esse problema encontrava um novo caminho para trilhar. Esse caminho dava no meio do velho Goiás, em cima de um relevo retangular chamado Planalto Central.

Maria foi cuidar do filho de uma prima que já estava morando em Brasília como sua primeira forma de sustento. E nessa casa havia uma flor. Como as flores não haviam sido todas catalogadas e se haviam sido, não se sabia o nome delas, essa ficou conhecida como Chuveirinho. Enquanto isso, Celina e sua nova família viviam uma bela vida do outro lado da rua.

Maria de Lourdes decidiu voltar a estudar. Ela estava na quarta série. Sua escola se chamava Dom Bosco Pio 6. Hoje é apenas Dom Bosco. Sua professora de matemática estava grávida. Ela se saiu muito bem em todas as matérias, principalmente ciências. Mas infelizmente, trabalhar e estudar não é para qualquer um. Estar grávida e educar 30 adolescentes e jovens adultos na matéria matemática também não. Maria de Lourdes tem uma personalidade forte, precisava de uma ajuda especial nos estudos. Não recebeu, então suas dificuldades a fizeram reprovar. Esse foi o fim da sua carreira acadêmica. No final das contas, Maria de Lourdes ficou grávida também, pode entender mais sobre como a vida é dura para alguns que querem apenas amar...







Comentários

Postagens mais visitadas