La prise de la Bastille



Hoje é o dia da Queda da Bastilha. Me lembrei de uma pergunta que ouvi: "A Revolução Francesa influencia de alguma forma os dias de hoje?".

A diferença entre uma reforma e uma revolução é que em uma reforma procura-se atualizar uma situação, aprimorar, adaptar. Na revolução muda-se tudo desde suas bases.

Na França, a monarquia estava acabando com o país. Os reis eram injustos e egoístas, combravam altos impostos para cobrir os rombos que eles mesmos causaram pelos seus próprios luxos. O povo nem dinheiro para comprar pão tinha. O filme "Maria Antonieta" revela isso. O povo chegou no limite de sua paciência. 

Imagine qual seria a dificuldade e o trabalho para uma revolução na política do Brasil. Não é nada simples de ser feito. A insatisfação popular daquelas pessoas francesas do século 16 foi tão grande que eles não apenas conseguiram fazer uma revolução, como venceram, em uma guerra, outro país, impedindo-os de invadir seu território! O povo definitivamente estava furioso e determinado a alcançar seus objetivos.

A Revolução consistiu em tirar o rei e sua família do poder. Algo um tanto quanto difícil para quem tinha pessoas armas da alta burguesia e uma casa gigante, o Palácio de Versalhes. Eles conseguiram. Guilhotinaram uns, outros se aliaram com o povo - já que o próprio rei começou a ter problemas com a alta burguesia quando pediu para eles pagarem impostos para superar a crise, eles é claro recusaram e ficaram contra o rei juntamente com o clero - e, por fim, outros fugiram com medo. O cenário era perfeito. 

A tomada da Bastilha foi um símbolo, pois lá era a cadeia dos opositores da Monarquia. Libertá-los era equivalente a derrubá-la. Quando isso aconteceu, o restante seria não mais fácil, senão possível. 

Então, no poder, seja girondino ou jacobino, decisões importantes foram tomadas mudando completamente a política do país. A Declaração de Direitos do Homem e Cidadão foi uma delas. A nova - e inédita na Europa -Constituição, a República, foram inovações na organização da sociedade da França. O voto para mais pessoas, educação obrigatória e gratuita foram coisas boas, porém muita repressão à ideologia protestante ocorreu, restringindo a liberdade de muitos , aumentando a ousadia para coisas erradas como orgias e blasfêmias à Deus. Queimaram muitas Bíblias. Época complicada. Mudaram até os dias da semana por um tempo, bagunçando mais ainda a Lei de Deus na mente das pessoas em relação ao sábado.

Como tudo da Europa é disseminado no mundo, não seria diferente naquela época. Todos os países começaram a imitar. Provam-no as sucessivas independências na América Latina no século 19. Estava comprovado por fatos que a teoria iluminista daria sucesso e traria mais igualdade e liberdade, seguindo os propósitos do coração do homem. 

Todos os países têm marcas desse evento na sua sociedade. Afinal, esse evento marca o início da Era Moderna e o fim do Antigo Regime. É uma revolução mundial. Sim, ela influencia os dias de hoje.

Saiba mais sobre em: http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/265/288/a-escritura-sagrada-e-a-revolucao-francesa

Comentários

Postagens mais visitadas